Estação Ásia

Nesta estação remota a pairar sobre a Ásia, três viajantes pedem ao Astronauta as imagens do início da pandemia. Vêm as imagens de uma pequena vila chinesa e de um mercado. Aos viajantes, parecia difícil que tudo isto tivesse começado ali.

O astronauta disse que pouco mais tinha a acrescentar, mas que achava que o respeito pelos animais e protegê-los por aquilo que eram seria uma mais valia para o futuro.

Não fosse esta pandemia iriamos realizar este ano os Jogos Olímpicos no Japão. Da mesma forma que atletas de todo mundo se preparam para estes jogos, também vocês devem estar devidamente preparados para esta missão.

Desafio 1:

Façam um treino online com a vossa secção e enviem-nos um vídeo ou fotos do treino.

Sabemos que a gastronomia é muito diversificada por todo o planeta. De uma forma muito concreta na Asia tendem a incluir na sua alimentação carne de diversos animais selvagens. Pela falta de controlo sanitário destas espécies existe a hipótese de esta pandemia se dever este tipo de alimentação.

Porque queremos o que é melhor e mais seguro para a alimentação dos nossos viajantes, temos uma pergunta para vocês.

Questão 1:

A roda dos alimentos conheceu, duas versões diferentes, uma de 1977 e a outra de 2003. Quais as principais diferenças?

Estação África

Chegaram à estação que sobrevoava África. Os Astronautas que lá estavam pediram informações sobre a pandemia no mundo. os Viajantes explicaram o estado das coisas e os astronautas deram-lhes uma técnica ensinada no treino de astronauta. Afinal são os pequenos gestos que fazem as grandes mudanças.

Como sabemos, África é o continente com menos condições de dar uma resposta adequada a este surto. Existe falta de hospitais, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais da área da saúde. Felizmente, onde vivemos, vamos tendo a capacidade de dar uma resposta adequada a este desafio porque temos os meios, mas sobretudo pelo profissionalismo e espírito de entrega dos nossos profissionais de saúde.

Desafio 2:

Construam uma mensagem de solidariedade para com os nossos médicos e enfermeiros, tendo cada elemento uma letra(s).

Coisas grandes resultam de convicções fortes e entusiasmo, mas só as conseguiremos alcançar se trouxermos outros connosco. Para isso é necessário ser forte a nível afectivo, ao ponto dos outros se sentirem abraçados por um sorriso.

Queremos por isso que explorem a vida deste senhor.

Questão 2:

"Sinto-me humilde e emocionado... Muito obrigado. Este é um prémio para África…”

Quem disse esta frase e em que circunstancias?

Estação América

Chegados à estação o Astronauta informou-os que em alguns pontos do continente viam que a infecção não se propagava da mesma forma que nos outros lados. A única coisa que viam por análise das temperaturas locais era que onde a infecção era “menor” as pessoas ficavam mais tempo em casa, saindo apenas para o essencial e mantinham o distanciamento social

Nesta missão em que viajamos numa nave espacial, de estação em estação, facilmente nos identificamos com todos aqueles que, de forma responsável, ficaram fechados em suas casas.

Muitas estratégias tiveram de criar para se poderem manter activos e felizes.

Desafio 3:

Façam uma lista de dinâmicas e actividades que vos ajudaram, e ajudem, no vosso crescimento pessoal, durante esta fase de isolamento, através de um Powerpoint (PPT).

A América, do norte ao sul, está a ser abalada fortemente por esta pandemia. Situações destas exigem dirigentes com carácter forte, para saberem as dar respostas adequadas nos momentos devidos.

Sempre houve neste continente pessoas que revelaram grande carácter.

Questão 3:

Enuncia os feitos que revelam o caráter daquela que foi chamada “A Moisés dos Negros”.

Estação Oceanos e Espaço

A nave espacial é o meio de transporte de todos os astronautas e poucas pessoas no mundo já estiveram dentro de uma. O astronauta informou os viajantes que poderiam fazer uma visita ao seu interior, no entanto teriam de

Desafio 4:


Questão 4:

Como se chamava o 1º escuteiro que colocou uma bandeira na Lua?

Completem o texto da seguinte certificação, e tentem descobrir a que se refere.

"Eu certifico que este distintivo da Organização Mundial foi carregado para a superfície da ____ durante a _______ alunagem, Apolo ___, 20 de julho, 1969. ________________________, Comandante da Tripulação, Apolo __."

Estação Oceânia

Na estação Oceânia, os astronautas receberam-nos com uma dança. disseram-lhes que só lhes podiam acrescentar como proposta de solução ao problema, trabalhar em comunidade. perceber que não estamos sozinhos e que há muita gente a precisar de ajuda. Estamos todos ligados e dependemos todos uns dos outros.

Desafio 5:

Gravem um vídeo onde estejam a cantar uma música escutista (no mínimo 8 elementos) e enviem-nos.

Questão 5:

As Santas Casas da Misericórdia ou Irmandades da Misericórdia, foram fundadas em 15 de agosto de 1498, aquando da criação na Sé de Lisboa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, iniciativa da Rainha Dª Leonor e Frei Miguel Contreiras.

Qual a sua missão?

Estação Europa

Na estação Europa sentaram-se com os astronautas que lá estavam e perceberam que para já, nem ali nem na terra, havia uma cura. Teriam de esperar. Mas perceberam que cada um podia ser a cura, se cumprisse com as regras.

Muitos líderes espirituais, como o Papa Francisco, deram exemplo de como podemos conter a propagação. Os itinerários de peregrinação a Fátima e Santiago de Compostela estão fechados para evitar aglomerados.

Vamos por isso, pedir força a Deus, nosso Criador e Protetor, nesta luta que muito se assemelha á quarentena de Jesus no deserto. Fica a esperança que, depois deste tempo, teremos a oportunidade de estar todos juntos novamente.

Desafio 6:

Cantar a oração do escuta e enviar num vídeo (no minímo 8 elementos).

Questão 6:

Para nós exploradores o nosso grande herói do Antigo testamento é Moisés. Como Moisés, vocês aceitam pôr-se a caminho, certos de que Deus cumpre sempre as suas promessas. Mas sabem como dizem os nossos avós, por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Serás capaz de descobrir os nomes das mulheres mais importantes para Moisés? (mãe, irmã e Esposa)