Estação Ásia

Nesta estação remota a pairar sobre a Ásia, três viajantes pedem ao Astronauta as imagens do início da pandemia. Vêm as imagens de uma pequena vila chinesa e de um mercado. Aos viajantes, parecia difícil que tudo isto tivesse começado ali.

O astronauta disse que pouco mais tinha a acrescentar mas que achava que o respeito pelos animais e protegê-los por aquilo que eram seria uma mais-valia para o futuro.

Despediram-se do Astronauta e pediram-lhe as coordenadas da estação “África”. O astronauta, aborrecido, e querendo adiar o momento em que voltaria à solidão, decidiu divertir-se um pouco.

Desafio 1:

Um vídeo de 4 viajantes a enrolar o saco de cama.

Questão 1:

As tarefas físicas no espaço requerem músculos e ossos muito fortes. Para ficar em forma os astronautas terão de se pesar. Descobre o nome e o peso de cada um.

a) A Paula está de cabelo preso. É 5Kg mais leve que Américo;

b) O Júlio é mais pesado que a Sílvia;

c) O Américo pesa 22kg a mais que o Mário;

d) Sílvia pesa 6Kg a menos que o Júlio;

e) O Mário pesa 6 Kg a menos que cinquenta;

f) O Júlio, que está de calças, é 2kg mais pesado que a Paula;

g) O Américo, que está de bermudas, é o mais pesado.

Estação África

Chegaram à estação que sobrevoava África. Os Astronautas que lá estavam pediram informações sobre a pandemia no mundo. Os Viajantes explicaram o estado das coisas e os astronautas deram-lhes uma técnica ensinada no treino de astronauta. Afinal são os pequenos gestos que fazem as grandes mudanças.

Os Viajantes agradeceram, receberam as coordenadas para a estação “América” e despediram-se, quando o astronauta lhes pediu ajuda.

Desafio 2:

Grava um vídeo e diz à terra o que estás a gostar mais nesta quarentena.

Questão 2:

Quando um astronauta vai ao espaço leva consigo algo que não é um ser vivo, mas tem 5 dedos, conseguem adivinhar o que é ?

Estação América

Chegados à estação o Astronauta informou-os que em alguns pontos do continente viam que a infeção não se propagava da mesma forma que nos outros lados. A única coisa que viam por análise das temperaturas locais era onde a infeção era “menor” as pessoas ficavam mais tempo em casa, saindo apenas para o essencial e mantinham o distanciamento social.

Desafio 3:

Constrói uma máscara e tira uma foto em alcateia.

Questão 3:

Existe na terra e no espaço, se lhe dermos de comer vive e ilumina, mas se lhe dermos de beber morre e escurece. O que será?

Estação Oceanos e Espaço

A nave espacial é o meio de transporte de todos os astronautas e poucas pessoas no mundo já estiveram dentro de uma. O astronauta informou os viajantes que poderiam fazer uma visita ao seu interior, no entanto teriam de


Desafio 4:

Escrever uma palavra em que cada viajante é uma letra. Mínimo de letras 5.

Questão 4:

Um astronauta foi lançado para o espaço para pintar os números de 1 a 100 em 100 estações espaciais. Quantas vezes pintou o número 8?

Estação Oceânia

Na estação Oceânia, os astronautas receberam-nos com uma dança. Disseram-lhes que só lhes podiam acrescentar como proposta de solução ao problema, trabalhar em comunidade. Perceber que não estamos sozinhos e que há muita gente a precisar de ajuda. Estamos todos ligados e dependemos todos uns dos outros.

Desafio 5:

Faz uma entrevista em forma de teatro onde um lobito é a Vera Barclay e outros 6 lobitos são os entrevistadores (cada entrevistador faz uma pergunta).

Questão 5:

Sobrevivo mais tempo no espaço do que na terra, mas gostava tanto de viver mais tempo na terra. Um truque para eu sobreviver é não me chamarem, porque assim que me chamam eu desapareço. Sabem quem sou?

Estação Europa

Na estação Europa sentaram-se com os astronautas que lá estavam e perceberam que para já nem ali, nem na terra havia uma cura. Teriam de esperar. Mas perceberam que cada um podia ser a cura, se cumprisse com as regras.

Os viajantes voltaram a casa.

Desafio 6:

Apresentar, em áudio, uma oração.

Questão 6:

Apesar de me conseguirem ver entre a terra e o céu, eu costumo estar sempre longe. Mesmo quando se tentam aproximar eu afasto-me para me poderem apreciar melhor. Quem sou eu?