Estação Oceanos e Espaço

Os viajantes tinham mais um problema. Uma das bactérias usadas para a cura, estava no fundo do oceano. Essa bactéria tinha sido descoberta há pouco tempo e sem ela a viagem tinha sido em vão. Há bactérias que só existem no fundo do mar, junto a fontes hidrotermais. Mas como os oceanos são muito profundos e extensos, torna-se difícil descobrir o local exato onde podem ir recolher as amostras. No entanto, descobrem um livro com alguns dados do anterior cientista do satélite. Percebem que as estrelas são a solução. Sem um Astrônomo disponível, começam a estudar as estrelas, para depressa descobrir o local.

Tarefa

Uma das tarefas necessárias nos dias de hoje é comunicar em segurança. Garantir que a mensagem chega apenas ao destino é cada vez mais difícil.

A tarefa é que desenhem 1 das 13 constelações do Zodíaco com um limão!

Para isso vão necessitar de:

· 1 folha de papel

· 1 limão

· 1 pincel fino

· 1 copo

· 1 ferro de engomar

Devem espremer o limão para o copo. Depois, com o sumo extraído, devem fazer o desenho de 1 constelação.

Aguardem que a folha seque. Assim que a mesma secar usem o ferro de engomar para revelar o vosso desenho.

Virem a folha com a mensagem para baixo e passem com o ferro em cima. Podem usar a tábua de passar ou um pano velho para não danificar nada. Atenção às queimaduras!

Devem no fim compilar todas as constelações em vídeo ou imagens e submeter no site!

Perguntas

Responder se é verdadeiro ou falso!

1. As algas marinhas produzem a maior parte do oxigénio da terra?

2. A área dos oceanos é equivalente a 50% da superfície da terra

3. O Ponto mais profundo do oceano fica a 11km?

4. A maior cadeia de montanhas do mundo fica no oceano atlântico?

5. Por dia são deitados nos oceanos cerca de 6 bilhões de kilos de lixo?

Estação Europa

Os europeus, viram que a falta de confiança se tinha instalado na população. Com isto chegaram à conclusão que, para além da vacina, existia a necessidade de restaurar a confiança das famílias em isolamento.

Formaram vários grupos, cada um deles “adoptou” as características de um dos apóstolos e foi espalhar o evangelho, marcando o caminho com um sinal do ICHTUS para a igreja mais próxima para que todos se lembrassem do caminho que nos leva a restaurar a confiança perdida.

Tarefa

Faz um ICTHUS em corda. Para isso deves fazer o mesmo usando o nó de corrente. Envia uma prova dos ICTHUS realizados da tua secção.

Pergunta

Escolhe um apóstolo por comunidade e quais as razões que levaram a essa escolha?

Estação Ásia

Os Jogos Olímpicos do Japão que estavam programados para 2020 foram adiados. No entanto, os atletas olímpicos não ficaram de braços cruzados e continuaram a preparação nas suas casas com o lema “SER mais... na nossa Casa Olímpica”.

Os atletas olímpicos têm que se esforçar ao máximo para alcançarem o seu objectivo de ser mais rápido, chegar mais alto ou ser mais forte. Mas também devem ter presente que o mais importante não é vencer, mas sim participar.

Os viajantes da região de Setúbal alinharam com os atletas olímpicos e quiseram viver esta actividade com alegria e vontade de aprender a SER, de saber SER e SER a “Casa Olímpica”

“Que comecem os jogos em casa!”

Tarefa

Os elementos da comunidade, devem completar os desafios do TIKTOK no máximo de 30 segundos cada. Após terminarem o desafio devem submeter um vídeo com a compilação dos desafios (máximo 3min). Os desafios devem acompanhar com a música do desafio.

Perguntas (as opções de resposta estão no guião)

1 - Em que país foi criada a Roda dos alimentos?

2 - Por quantos grupos de alimentos é formada a roda?

3 - Na roda os alimentos estão representados por uma percentagem que corresponde:

5 - Na leitura de um rótulo qual dos seguintes compostos não é um açúcar?

6 - A ementa de um homem num dia normal foi a seguinte:

Pequeno almoço: Leite, pão e maçã

Lanche: laranja e iogurte

Almoço: Peixe grelhado com arroz e brócolos e sobremesa leite creme

Lanche: Leite com chocolate e uma pêra

Jantar: Salada de alface com queijo de cabra e uvas temperada com azeite e especiarias.

Sobremesa: gelado de chocolate

Qual o grande erro alimentar cometido por este homem?

Estação África

Jorge Bucay dizia “Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções” e nós dizemos “Somos responsáveis pelo futuro, e também somos responsáveis pelo que fazemos com ele”. O ser humano é um ser muito emocional, a razão é em muito influenciada pelos nossos centros emotivos , pelo que a tomada de decisões e atividades de raciocínio como planear o futuro recorrem muito à emoções, as sensações, aos sentimentos, a toda a nossa componente afetiva tanto para connosco bem como para com os outros, visto que o trabalho em equipa tem sido a tipologia mais aceite e com certeza no futuro assim o será.

Para conseguirmos jogar com as emoções é preciso conhecermos os nossos próprios centros emotivos, sensitivos, nervosos e todos aqueles que influenciam as sensações e sentimentos e que podem de alguma maneira afetar as nossas relações afetivas com os outros e ou até desenvolver mecanismos individuais que nos alterem enquanto seres afetivos.

Tarefa

Desafia-se a equipa a fazer uma música original, sobre o momento que estamos a passar onde a mensagem central deverá ser “Somos responsáveis pelo futuro, e também somos responsáveis pelo que fazemos com ele”. A música deverá ter no máximo 2 minutos e deverá aparecer toda a equipa a cantar e a tocar.

Perguntas

O Objetivo destas perguntas é a equipa distinguir as diferentes emoções que sentiu em determinados momentos.

Devem pintar numa folha a rosa dos ventos e a emoções de acordo com os seguintes passos:

Norte - A alegria. “O que nós enquanto equipa conseguimos?”

Sul – A tristeza. “O que nós enquanto equipa perdemos?”

Entre as duas emoções, colocar a conquista que alcançaram ou o fracasso.

Este - A raiva. “O que nos atacou ou nos fez sentir em risco?”

Oeste – O medo. “Quais são nossos medos?”

Deverão submeter uma fotografia ou vídeo com as emoções e o desenho.


Estação Oceânia

A Oceânia foi um dos primeiros continentes afectados pela pandemia, tendo em conta a sua proximidade com a Ásia, continente onde tudo começara.

Atendendo à rápida propagação da doença e à sua facilidade de contágio, foram introduzidas várias medidas, entre elas a do confinamento, que obrigaram milhões de pessoas por todo o mundo a distanciarem-se umas das outras.

As pessoas deixaram de poder estar perto umas das outras, e, até, de poder estar com os seus entes queridos, familiares, amigos….

Como forma de cada um se proteger e de proteger os outros, passou a ser aconselhável o uso de máscara. Mas esse bem tão necessário rapidamente escasseou, devido à sua procura desenfreada um pouco por todo o mundo.

Em cada comunidade havia quem não tivesse máscara ou outros equipamentos de protecção individual, o que levou a um sentimento generalizado de insegurança, principalmente pela população mais idosa.

Mas os viajantes, conhecidos pelo seu desembaraço, rapidamente perceberam que poderiam ser úteis e levar esse conhecimento, ainda que parcial, para a terra.

Tendo percebido que as máscaras não eram tão eficazes quanto as viseiras de protecção, arregaçaram as mangas e deitaram "mãos à obra", fazendo as suas próprias viseiras com produtos recicláveis. Dessa forma, ajudavam a sua comunidade, protegendo-se a si e aos demais, ao mesmo tempo que contribuíam para a redução do impacto ambiental!

Além disso, com as viseiras, os viajantes dos "sorrisos e abraços" poderiam exibir os seus sorrisos a quem com eles se cruzassem, o que não conseguiriam com as máscaras!

Tarefa

Cada participante deverá elaborar uma viseira de protecção individual com produtos que recicláveis que tenha em casa (garrafas de plástico, micas, elásticos, esponjas, etc).

Na fita que segura a viseira na parte de cima, deverá identificar o agrupamento e o seu totem.

No final, cada participante deverá tirar uma fotografia com a viseira colocada e enviar para o elemento da sua equipa que irá compilar as fotos de todos numa única.

Perguntas

Responder se é verdadeiro ou falso!

1 - A exposição ao sol ou a temperaturas superiores a 25º ajuda a prevenir a doença covid-19.

2 - Tanto os jovens como os idosos são suscetíveis de contrair coronavírus.

3 - Usar máscara é suficiente para evitar a contaminação por covid-19.

4 - O antibiótico é um dos métodos de tratamento do coronavírus.

5 - Ao retirar uma máscara descartável do rosto, devemos segurar o tecido pela frente.

Estação América

Na volta da estação, os viajantes conseguem trazer para o Continente Americano a descoberta dos cientistas que permitiu, com a ajuda de um grande investimento do Grupo Financeiro VIROPHARMA, chegar à cura da pandemia no seu continente com a aplicação de uma vacina.

Numa primeira fase, apesar dos elevados recursos financeiros aplicados pelos sócios e colaboradores da Multinacional VIROPHARMA, só conseguiram um lote de 10 mil doses imediatas, e quinhentas mil no prazo de dois meses, só sendo possível vacinar todo o continente daqui por um ano.

Reunida a comunidade há que decidir se as duas primeiras aplicações se destinarão aos financiadores da investigação ou se aos grupos económicos mais vulneráveis.

Tarefa

Dividindo a comunidade em duas, em cada metade, deverão fazer pequenos debates, de três elementos cada um, por um tempo máximo de dois minutos, em que cada um de dois defende o argumento contrário, sendo o terceiro elemento o moderador.

Todos os debates devem ser filmados e submetidos na plataforma.

Perguntas

Reconhecendo que estamos em pandemia e que o Governo Americano decretou o estado de emergência, tal como o existente no teu país, conforme o disposto no Decreto n.º 2-A/2020, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo presidente da República (Diário da República n.º 57/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-03-20, que procede à execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da Republica n.º 14-A/2020, de 18 de março), responde verdadeiro ou falso:

  1. O confinamento é obrigatório para todo e qualquer um cidadão

  2. Ficam sujeitos a um dever especial de proteção os maiores de 70 anos

  3. O Dever geral de recolhimento domiciliário proíbe a deslocação para procura de trabalho

  4. Só podem aceder ao regime de teletrabalho os funcionários públicos

  5. Os estabelecimentos de restauração e similares não podem manter a sua atividade

  6. Devem ser adotadas as medidas que assegurem uma distância mínima de 1,5 metros entre pessoas

  7. Fica proibida a realização de celebrações de cariz religioso

  8. Podem manter-se abertas as bibliotecas

  9. O decreto presidencial é visto e aprovado pela Direção Geral de Saúde

  10. O estado de emergência entrou em vigor às 00:00 do dia 22 de março de 2020